Categorias

Gramado e Canela – roteiro dos sonhos 7 dias ou mais

por | nov 14, 2019

“”

Há 3 anos descobri mais um lugar no mundo que roubou meu coração e este lugar se chama Gramado, no Rio Grande do Sul. Depois de 3 viagens para lá percebi que eu já tinha uma “bagagem de conteúdo compartilhável” (rs). Yeah, chegou a hora de escrever minhas dicas desse destino também! Por isso o título desse post é direto e objetivo: lugares para conhecer em Gramado e na Serra Gaúcha. Mas completaria com: e se apaixonar perdidamente e querer voltar com frequência e ver como ela é mais surpreendente e versátil do que pode imaginar e ter a certeza que 7 dias foi pouco.

Mas por que Gramado? Era o sonho da minha mãe ver o tal do Natal Luz e em 2017 lá fomos nós, em família, conquistar esse estrela para o céu de mamis. E aqui já deixo a primeira dica: o período mais “em conta” para fazer esse rolê é a ÚLTIMA SEMANA DE OUTUBRO, quando as tarifas de hospedagem e afins ainda não deram a virada e quando o acendimento das luzes inicia (por volta do dia 23). Além disso o voo também fica mais barato! Ou seja, esse é o nosso pulo do gato e é o que fizemos nas 3 vezes que fomos, sempre nessa mesma data. Aprendi que ir a Gramado não é como visitar mais uma cidade, ela está próxima a outras cidades incríveis e a Serra Gaúcha é deliciosa demais! De repente o que nasceu com o desejo de conhecer o Natal Luz se transformou em uma trip “tradição de família”:  super dinâmica, histórica, cultural, rica em paisagens naturais e cheia de experiências memoráveis. Pronto, queremos uma casa aqui. Ajuda nóis Mega Sena.

O apê que aluguei no Airbnb

Alugamos esse apartamento  duas vezes simplesmente porque ele nos encantou demais! É MUITO acolhedor, aconchegante, prático e liiindo. A localização é perfeita, está à 300m da Rua Coberta, então a gente passeia pela parte central da cidade a pé. Brincamos que lá é a nossa casa de Gramado (quem deraaa hahaha). Acomoda perfeitamente 5 pessoas, todas em camas. Mas recebe até 6 hóspedes, sendo que um dormiria no sofa da sala. ESTE É O LINK, VEM VER!

adoro ler nessa varandinha do apê!

Bom, agora vamos ao roteiro.

Escolhi organizar esse post da seguinte forma: simplesmente listando todos os lugares na cidade que mais me encantaram e eu gostaria de indicar. Resumi cada um para te ajudar de uma forma prática, pois todos esses lugares são bem conhecidos e você encontrará no IG e site a atmosfera do lugar, e verá se encaixa na sua vibe também! Agora se quiser saber algum detalhe a mais ou uma impressão pessoal, é só me escrever lá pelo instagram, combinado? @molamanda <3

Minha lista de lugares amados em GRAMADO:

1. Le Jardin Parque da Lavanda. O meu lugar preferido! Um belíssimo jardim, não só de lavandas, mas de diversas espécies de flores, agora com Bistrô servindo até almoço. Entrada: R$10. @le.jardin.lavandas / Site
  2. Tour Linha Bella. Na minha opinião o melhor passeio em Gramado, simplesmente imperdível! Vem ver do que se trata esse tour. O investimento é maior pois incui o almoço (daqueles que você sai rolandooo!) e as recepções maravilhosas nas casas, vale cada centavo. Custou em torno de R$ 160 por pessoa.
  3. Passeio de Maria Fumaça até Bento Gonçalves. Mais um imperdível, claro! Fizemos em nossa primeira vez e foi inesquecível. A agência que contratamos foi a GNB Turismo, super indico (as tarifas entre as empresas são bem parecidas)! iEsse passeio é de cidades vizinhas porém parte de Gramado/Canela, por isso ele está aqui nessa lista.
  4. Praça das Etnias e feira dos Colonos. Essa praça é muito especial por possuir 3 casas que contam as histórias da colonização (italiana, alemã e portuguesa) e a feirinha dos colonos com: cucas, pães, biscoitinhos e claro apfelstrudel. Além de ser florida e fotogênica, simplesmente adorável! Tem um comércio bem legal nos arredores para dias chuvosos. : P
  5. Flanar pela parte central da cidade: Borges de Medeiros, Rua Coberta, Paróquia São Pedro, Fonte de Amor e lojas. Falando em lojas, não deixe de conhecer: Arraial e Mãos do Mundo, são de pirar de tão lindas.
  6. Lago Negro. Aquele momento contemplativo e slow to-tal. É uma delícia parar e silenciar por ali!
  7. Museus. Bom, Gramado tem trilhões de museus – dos mais acessíveis aos mais caros – e de inúmeros temas. E como tem museu de tudo é aí que mora a curadoria hehe. Então essa escolhe é BEM PESSOAL mesmo, depende se está em casal/família, com crianças, se curte entrar no clima mais infantil por exemplo (como é o caso da minha família, fico só imaginando quando tiver criança entre nós, se-nhor). Então vou compartilhar os que fui e achei divertido e interessante: Mini Mundo (inclusive foi lá que tive meu primeiro contato com o Castelo de Neuschwanstein), GEO (um museu belíssimo de pedras naturais e preciosas), Aldeia do Papei Noel (fica em um parque lindo, vale pela natureza e pela casinha alemãzinha linda do Noel hehe).

No Le Jardin! A tia véia das flores: eu.

Le Jardin, no céu.

nós, bem em frente ao Palácio dos Festivais depois do show de acendimento! <3 Se for no Natal Luz, um detalhe importante: esse nome é uma marca, literalmente uma indústria de entretenimento. E ela se divide entre eventos pagos que você pode conhecer visitando o próprio site, aqui! E também em eventos gratuitos pela cidade, como apresentações diárias às 19h na Rua Coberta, desfile dos atores na rua e o show de acendimento que acontece em frente ao Palácio dos Festivais, diariamente às 20h – a apresentação mais aguardada sempre. A cidade fica completamente enfeitada e decorada. É simplesmente lindo! E o clima de Natal (por mais brega que você possa achar) contagia de verdade. Sobre os eventos pagos do Natal Luz, já assistimos à apresentação no Lago e é realmente bonito, mas de preço bem salgadinho especialmente para quem não paga meia entrada. Então, o que manda é o gosto e o bolso. : )   Em CANELA: Canela e Gramado são duas cidades distintas, ligadas pela Av. das Hortências. Mas transitar por elas é como ir de um bairro à outro de tão pertinho e prático! Não considero Canela uma extensão de Gramado e sim dois lugares com vibes diferentes e complementares. Inclusive a primeira vez que fomos ficamos hospedaos por lá, na Pousada Jardim Azul. Recomendo, foi uma experiência maravilhosa!

1. Parque do Caracol. Meu lugar preferido em Canela, simplesmente imperdível! É bem aqui que você contemplará a estonteante Cascata do Caracol (prepara o coração) e passeará pelas trilhas do parque, bem sinalizadas e seguras. Almoçamos no restaurante de lá, comida caseira, uma delíca. Um passeio maravilhoso de manhã e tarde! Site
  2. Castelinho Caracol. Meu segundo lugar preferido. Histórias de família (alemã) + a casa de chá mais charmosa que verá com receita de família de ApfelStrudel. Vá e depois me conte. Entrada: R$10 @castelinhocaracoloficial / Site
  3. Parque da Ferradura. Na mesma rota do Parque Caracol, seguindo por mais alguns quilômetros estará esse outro destino maravilhoso. O rolê se baseia em paisagem exuberante, trilhas e paz. Simplesmente um presente para a alma! Um lugar contemplativo, para silenciar, meditar… nós até cochilamos nas pedras. <3 | Mais infos
  4. Catedral de Pedra. O cartão postal da cidade que faz por merecer! Essa igreja é linda demais, me lembra as catedrais góticas européias. Ali é coração da cidade, aproveite para passear nos arredores!
  5. Loja Mãos do Mundo e almoço no Conttainer Bistrot. Essa é a loja linda que também indiquei em Gramado, mas em Canela ela é ainda mais charmosa, ao meu ver. Bem próximo a ela existe a outra loja com artigos de mobiliário/casa e um restô delicioso no estilo galpão + containers. Um ambiente lindo com comida boa! Boa dica para almoço. @maosdomundo | Trip Advisor
  6. Fazer fotos de época no Foto a Moda Antiga com o Mario! Fica no caminho Canela-Gramado, neste link explica certinho a localização. Da série: breguices que amo.
  7. Empório Canela. Um lugarzinho charmoso bem pertinho da praça, restaurante e livraria. Daqueles cantinhos que vale a pena conhecer e fazer uma pausa no final do dia!

No parque Caracol. Pega essa cachu mundo.

Paz paz paz no Parque da Ferradura. Que pico!

Foto à Moda Antiga: o motivo de irmos à Gramado. xD

Rolês em cidades vizinhas para fazer de carro, por conta própria:

1. Nova Petrópolis: 35 km de Gramado. Cidade linda e florida, de colonização alemã. Comece pela Praça das Flores + Labirinto verde e depois vá para o Parque do Aldeia do Imigrante, mais uma flanância bucólica e energizante. Trilhas, pássaros, muito verde, árvores lindas, lago. Baaaah guri, tudo que AMO! Lá dentro da vila dos imigrantes tem um restaurante fofo com guloseimas alemãs: PIRO. Fiz uma pausa com chazinho de maça + ADIVINHEM?. Apfelstrudel. <3 <3 <3Se busca comprinhas a cidade é famosa pelas malharias e pela fábrica da Dakota. Eu fui na loja da Dakota (não é um outlet tá? Tem preço normal e selecionados em promo!) e tem umas barganhas legais mesmo, minha mãe e minha irmã compraram botinhas lindinhas à 50 dilmas. Achei o máximo! Só não comprei nada pois eu estava guardando meu dinheiro para mais alguns apfelstrudels.

caminhando pela Aldeia do Imigrante

chazin com apfelzin = meu tipo de felicidade

1. Bento Gonçalves: 120 km de Gramado. Anota essa dica: Caminhos de Pedra. Este roteiro tem a intenção de resgatar e preservar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à Serra Gaúcha à partir de 1875. É considerada a Toscana brasileira! Para amantes de vinho, história, gastronomia e passeios afetivos, reserve um dia todinho e prepare o coração. Este foi um dos passeios mais incríveis que fizemos! Visite o SITE e veja todas as infos para entender como funciona. Você pode ir de carro e fazer o rolê no seu tempo, livremente. Ou seja, não é preciso contratar nada em agência. : ) Se for passar mais de 7 dias em Gramado já inclui no roteiro. P.S: Este não é o tour de vinhos pelo Vale dos Vinhedos! O Vale fica ali pertinho, mas é um outro tipo de rolê, que merece alguns dias de hospedagem só em Bento. Essa experiência viverei em breve! É lindo demais, já pesquisa aí. hahaha

na Cantina Strapazzon, parada obrigatória tá? <3

o bonde! Almoçamos no restaurante que fica ao na Casa do Tomate. Delícia demais!

Toscana, daí.

1. Três Coroas: 26 Km de Gramado. E finalmente: O Templo Budista Khadro Ling. Bom, aqui eu mal sei por onde começar, confesso. Eu tinha muita vontade de visitar o templo e foi só nesta terceira vez que fomos até lá, me surpreendi ao ver como é pertinho de gramado! Não conheci a cidade, fomos direto ao Templo. Ele se localiza na área rural em plena serra, ao entrar em Três Coroas já seguimos no sentido do Templo e então subimos e subimos…e subimos. É bem fácil chegar e há sinalização pelo caminho! A melhor forma de ir até lá é mesmo alugando o carro, vi passeios com agências mas achei o valor meio absurdo, não faz muito sentido pagar uma agência para fazer essa visita.Chegamos na entrada do Templo com guarita, sistema se segurança, estacionamento e tudo detalhadamente pensado para as visitas serem organizadas e controladas! Achei impecável. E aí nos deparamos com a sua atmosfera de paz. Meu Deus… é incrível. Não sou budista, mas esta é uma filosofia que sempre me atraiu, gosto ler e estudá-la sempre que possível. Minha família é kardecista e dentro da minha casa sempre houve uma liberdade religiosa muito grande, incluindo a não obrigação de pertencer à uma religião. Nas minhas leituras, adoro unir pensamentos do kardecismo e do budismo, eles me inspiram e me ensinam demais. (Inclusive comprei um livro lá na lojinha do templo que li durante a viagem mesmo! Tem vários maravilhosos, você verá.) Voltemos ao templo. A visita segue uma ordem e você começará assistindo ao vídeo explicativo e depois caminhará até o templo de orações. Depois disso é bem livre, poderá flanar como quiser entre os outros templos, imagens e jardins. A vista de lá é bela e o astral é mágico. Fiquei muito tocada. Acho que meu brilho dos olhos pode confirmar isso! Passamos algumas horas da manhã por lá, depois almoçamos em um restaurante tibetano ali pertinho: o Gawa Ling. Na serra você encontrará diversas opções de restaurantes, tá? Adorei o clima desse restô e a comida deliciosa. Que saudades desse dia. <3

impactada com esse lugar, apenas.

ranguinho no Gawa Ling <3

Consegui mostrar porque amo Gramado?  Porque não se trata de desfilar pela Borges de Medeiros e comer fundue em restaurante caro. Não é dessa Gramado que me refiro! Aliás, acho que nunca será. É de uma cidade belíssima, limpa, segura e acolhedora, repleta de atrações deliciosas pra todas as faixas etárias, do ladinho de Canela um lugar precioso no mundo, e ao lado de tantas cidades maravilhosas em plena Serra Gaúcha. E A SERRA GAÚCHA É TANTAS, veja só!

Me lembro de ouvir, ao organizar nossa primeira viagem pra lá, que “não havia o que fazer em Gramado por mais de 5 dias”. Hoje essa frase é nossa piada interna aqui em casa, “ó só 5 dias hein”. Ficamos 10 e foi pouco, na próxima, 20 no mínimo! Ficarei muito feliz em saber o que acharam da postagem e das dicas que compartilhei! Me conte comentando aqui ou no instagram, quando fizerem suas trips também, que tal? Com todo meu amor, Amanda.

Amanda Mol

Artista visual e designer de produtos do cotidiano com estampas autorais! Nasci e moro no interior de MG onde fundei a Brava Galeria (@bravagaleria)! Amo compartilhar meus processos criativos no @molamanda e escrever sobre esse tema na minha newsletter quinzenal. Arte pra mim é fôlego e uma forma viciante de transformar nosso caos em poesia!

* CUPOM DE LEITORA: AMBLOG

Leia MAIS POSTS:

A gente é o que a gente é

O processo de não desistir do nosso sonho é montanha russa. Contém curvas suaves que não desestabilizam nem um marinheiro de primeira voltinha e...

ABERTURA 01.04.23 / Série Tanto

ABERTURA da Série Tanto: 01.04.23 / sábado, 16h na Brava Galeria.   Tanto do que posso ser Tanto pra não mais fazer Tanto para ser visto Tanto...

Tanto

Numa manhã de quarta-feira eu escolho não mais ouvir tanto barulho lá fora. Me pus a escutar o silêncio para perceber, porque isso e não aquilo...

Braba

Do latim valente; humana que vai lá e faz. Não sei o que você sente ao ouvir essa palavra mas eu gosto, de verdade. Talvez por admirar um tanto de...

Varginha porque sim

Esse é um dos meus temas de milhões e já vou dizer logo de cara: sinto que empreender no interior há 11 fez com que meu trabalho tivesse...

a pior aluna em geografia

Rotina e planejamento são temas que despertam muito interesse ao longo da minha caminhada até aqui, que eu chamo de "é só o começo". Mas ainda neste...

Inspiração

Inspiração. Já chamei de sopro dos ventos, de mensagem silenciosa pelas manhãs, de silêncio íntimo pra tentar perceber o que não estou conseguindo...

Artista

A primeira vez que a palavra artista me chamou atenção foi na aula de artesanato que fui matriculada aos 10 anos, da inesquecível Tia Vera. Ela era...

Paris Berlin

Paris Berlin. o nome despretensioso que colocamos na obra da nossa casa para inspirar as referências que ela teria e um pouco da personalidade de...

medo

de chuva forte de avião de tudo que parece não ter os pés no chão de ficar sozinha a noite do escuro daquele corredor disfarço a ponto de quase...

Você pode encomendar a sua obra original nas medidas que deseja e da forma que gostaria, seguindo meu estilo de pintura. Clique e saiba mais!