Categorias

Visite

Brava Galeria

Av. Dr. José Justiniano dos Reis, 2129 – Jardim Sion, Varginha – MG

Olinda-Alagoas-Recife / meu roteiro de férias

por | mar 2, 2023

“”

Dizem que hobbies não remunerados são fundamentais pra viver bem e como transformei quase todos os meus em trabalho, cá estou praticando um deles para manter a mente sã e ativar o meu *modo blogspot*. Escrever sobre viagens é um dos meus verdadeiros hobbies e neste post vou compartilhar o meu roteiro & indicações dos 12 dias de férias que passei por Olinda, litoral de Alagoas e Recife.

Moro em Varginha, interior de MG, então nossa viagem começa pegando o volante e dirigindo até Guarulhos (SP) com bons podcasts tocando no rádio e Alceu Valença num volume considerável. 300 km nos separam do aeroporto e esse é o único momento que eu não gosto de viver no interior – invejo quem pede um Uber até o aeroporto. (risos de desespero de quem ainda precisa encher o tanque, calibrar pneu e pagar 4 pedágios só na ida)

Nosso destino final foi o litoral de Alagoas, para ser mais precisa: São Miguel dos Milagres, Japaratinga e a famosa Maragogi o Cariiiiibe Brasileiro (como dizem todos os blogs e capas de vídeos de youtube). Escolhemos voar por PERNAMBUCO por pura decisão particular, queríamos conhecer Recife e Olinda, simples assim. E obviamente não nos arrependemos, eita lugares encantadores! A gente queria conhecer o pré-carnaval de Olinda que para meu termômetro carnavalesco já é um puta carnaval. Maracatu, alegria, frevo, folia, pronto – já tô preparando o cardio no crossfit pra aguentar vivenciar oficial um dia, 2024 quem sabe.

Importante: Só indico o que eu voltaria e ganho 0 centavos para tal. Mas se quiserem me patrocinar nas voltas ou em novos destinos, TÔ PRONTA. <3

Dormimos 2 noites em Olinda, nas ladeiras, na Rua do Bonfim nessa hospedagem fabulosa: Estalagem Bonfim 351 (SITE)
Essa estadia foi um achado e considero uma dica de ouro pra quem também gosta de ficar em regiões históricas e andar a pé nesse contexto. É o nosso caso.

Passeamos muuuito a pé pelas ladeiras históricas, visitamos as igrejas, mirantes, feirinhas e o museu dos Bonecos de Olinda. Em resumo, a delícia de lugares como Olinda é flanar sem pressa! Somos praticantes desse esporte.

Dica de restaurante: Beijupirá. Essa roubei dos blogueiros de viagem que assisti vídeos e adorei a experiência! É realmente delicioso e tem ar condicionado (e eu nunca imaginei que escreveria isso mas fez toda diferença neste dia de sol a pino na lata e muita ladeira)

De Recife alugamos um carro e começamos a “descida” até São Miguel dos Milagres.
Escolhemos começar por Milagres porque era cidade mais distante e depois “subiríamos” sentido Recife, então este foi o primeiro mar – quentinho – que entramos. Partindo de Recife até Milagres, a viagem durou 3h (atravessando a balsa de Porto de Pedras), se você parar em Maragogi ela vai durar em torno de 2:15h, só como curiosidade para ter uma outra referência de distância. Eu fui dirigindo, então resumiria o trajeto assim: estrada boa, mas pura curva e quase 100% faixa única para ser dirigida com bastante atenção porque corta inúmeras cidades e povoados. A distância é curta em km, mas em função das curvas e velocidade da via, ela acaba sendo lenta. É férias né,  então deixa a pilota de fuga no modo não pertube.

Dormimos 4 noites em Milagres e nos hospedamos num airbnb adorável! E aqui preciso abrir um parênteses: essa dica de hospedagem foi da minha melhor amiga então ele caiu no meu colinho, literalmente. Os pontos altos dessa casa são: a estrutura do condomínio que é maravilhosa com piscinona e akadimia pra quem for de akadimia, ela tem 3 quartos e 3 banheiros e isso é raríssimo em casas de aluguel com essa tarifa, ela é hiper equipada com tudo para cozinhar e se sentir em casa mesmo, and ela tem uma estrutura super diferente e integrada com a parte externa que a gente curtiu demais. Esse é o LINK do airbnb, aluguem e me contem depois!

Em Milagres conhecemos e nos apaixonamos pelas praias do Riacho e Marceneiro
, também as mais próximas da casa. Na praia do Riacho ficamos várias vezes na barraca Mi Casa (a danadinha tem até instagram!) que tem uma estrutura ótima de cadeiras de madeira e sombras espaçosas, além de trilha sonora de música nordestina per-fei-ta (isso faz toda diferença pra mim). Estar num ambiente que a música é boa e não correr o risco da JBL do vizinho atacar de dj ruim na minha praia, faz minhas férias mais felizes. Pôr do Sol perto da famosa igrejinha também é uma experiência lindíssima de contempar e registrar!

Apesar da bela sombra, uma calanga ao sol na barraca Mi Casa!

o pôr do sol em Milagres! <3

Dicas de passeios de fim de tarde-noite nessa região:
. Vilinha Marceneiro (instagram): com lojas muito legais, destaque para Garimpart, Alana Tenório e Armazém Rosa.
. Vila Porto de Pedras: artesanato regional e restaurantes.
. Café Jardim Secreto em Porto de Pedras, um charme de lugar!
. Restaurante Tahafa: para um jantar especial (da série: caro e gostoso), faça reserva porque o trem é requisitado mesmo.

E a cereja do bolo (pode ser bolinho de macaxeira): passeio de jangada com o jangadeiro Dodo! (contratamos por whatsapp: 82 99163-6548)
Afe, foi demais. Ele faz pausas para mergulhar e ver peixinhos em áreas rasas, no mar e no rio. And, acredite: prepara o almoço em plena jangada/praia: ceviche, peixe na brasa e lagosta. Tudo delicioso, comi lagosta pela primeira vez inclusive e foi o tipo da experiência gastronômica que considero realmente memorável! Essa recomendação também foi da minha migs que já foi a Milagres várias vezes.
Pagamos R$ 350 por pessoa em fevereiro de 2023.

De Milagres atravessamos a balsa de novo, até Japaratinga onde dormimos por mais 4 noites.
Escolhemos nos hospedar em Japaratinga porque achamos os preços melhores do que Maragogi para essa mesma estrutura de pousada. Por ser mais famosa e procurada, Maragogi tem muitas opções de hotéis e resorts enormes, então percebemos que seria mais o nosso estilo de viagem fugir de
qualquer possibilidade de “agito” extra numa trip em que o foco era descanso, rede e silêncio. Então encontramos uma pousadinha a nossa cara: San Giovanni. Ela fica em frente a praia do Bitingui, mas não é pé na areia, é pé na rodovia. kkkkkkk Sim, aquela rodovia que citei lá em cima e chamei de avenidona, é a própria. Pra gente isso foi 0 problema, afinal moramos há 400 km do mar mais próximo e estar à uma rodovia de um mar, quentinho ainda, jesus amado é um privilégio.

Em Japaratinga aproveitamos essa própria praia, que na maré seca/baixa recua de forma impressionante formando muitas piscinas rasinhas e criando esse cenário paradisíaco:

E de lá passeávamos em Maragogi que estava à 10 km!
Então é bem perto, uma logística que funciona para quem está de carro. Agora posso afirmar que estar de carro é a melhor opção mesmo, não tem como fazer esse rolê sem alugar ou ir até lá dessa forma, especialmente se quiser conhecer diferentes praias e passear todo dia.

Em Maragogi conhecemos as praias Ponta de Mangue e Antunes, e sim, são belíssimas com mar verdinho (eu chamo de verde mas o Thales de azul, vai de olho) como nos vídeos que assistimos. E sim, o mar é quente MES-MO, eu duvidava até realmente entrar. A gente olhava e olhava e olhava e não acreditava numa beleza desse tamanho. Chamam de Caribe Brasilero mas talvez o Caribe tenha se inspirado em Alagoas. : P

As praias de Maragogi são mais cheias e tem estrutura de barracas maiores, é outra pegada tá? A experiência é bem diferente de Milagres, das praias além balsa e até de Japaratinga. Mas são especialmente belas (se não for as mais belas!) por isso vale viver outra outra experiência por lá! Pra quem gosta dos auês de estruturas de praia, está em casa. Pra quem não gosta é só caminhar e estender a canga fora do agito.

Adendos de Maragogi:
. Como não ficamos hospedados na cidade não conhecemos o centrinho, lojinhas e nada – ficou pra próxima!
. Fizemos o tradicional passeio de barco para mergulhar nas piscinas num dia nublado e por isso experiência não foi boa. Faz TODA diferença, além da maré até 0.3, estar num dia de sol aberto. A coisa mais importante estando em Maragogi é acompanhar a maré baixa, para ter uma experiência maravilhosa nas piscinas!!!
. Fomos até o caminho de Moiséis (nesse mesmo passeio de lancha) na maré seca porém estava tããão lotado e repleto de barcos-bares que mal conseguimos ver a faixa de areia. Isso o youtube não mostra. Segundo nativos a dica é ir na mare seca, na baixa temporada e o mais cedo possível! Na próxima faremos isso.

VOLTAR É UMA CERTEZA, simples assim.

É chegada a hora de tirar a bundinha do sol, sniff.
Voltamos até Recife de manhã e dormimos 1 noite na capital pernanbucana. Aqui preciso explicar que: como nosso voo era só na madrugada do outro dia, fizemos late checkout no hotel e vivemos praticamente 2 dias inteiros por lá. Chegamos em Varginha só o pó da rabiola? Chegamos. Mas estamos vivos. Estamos.

Recife é uma cidade de 3 milhões de habitantes, com diversidade cultural e infinitas possibilidades de passeios. Então vou listar aqui o que escolhemos conhecer segundo nossa vibe de viagem:

. Walking tour no Recife Antigo partindo do Marco Zero com o Airton (instagram)
. Museu Cais do Sertão
. Mercado São José para ter mais contato com cultura e artesanato local
. Almoçamos num restaurante perfeito que nossa cliente do Paris Berlin, recifense e queridíssima nos levou: Cajá. (instagram)
. Instituto Ricardo Brennand (instagram)

Esse foi o roteiro do nosso dia perfeito, zero defeitos. <3

Nos hospedamos no bairro Pina, mas aqui não vou deixar a recomedação porque a experiência não foi boa. Em Recife não faltarão opções de hospedagem porque as opções são diversas e há muita oferta! Então minha ajuda aqui não fará falta. rs

Nossa viagem durou 11 noites dormidas em hotéis e a décima segunda no avião mesmo. Aproveitar até a última gota é o nosso sobrenome! Fizemos uma viagem em casal e com amigos, que estavam hospedados em Maragogi. Esse destino combina com tudo: viagem só, em casal, em família ou em farra de amigos. Nos apaixonamos por todos os cenários naturais que vimos e por cada mergulho no mar macio e incomparável da Costa dos Corais. Mas nos apaixonamos especialmente pelas pessoas, a hospitalidade e todas as conversas delicioas que tivemos nesses dias! O Nordeste é a melhor fatia do Brasil e em 2023 tudo que mais queríamos era começar o nosso ano por lá. Foi simplesmente inesquecível.

Trouxemos mais uma rede pra casa? Óbvio. <3

Espero que esse post te ajude na montagem do seu roteiro para conhecer essa região do Brasil.

Me conte o que achou lá no meu instagram! Vou adorar saber: @molamanda.

Beijos e boa trip! <3

Amanda Mol

Artista visual e designer de produtos do cotidiano com estampas autorais! Nasci e moro no interior de MG onde fundei a Brava Galeria (@bravagaleria)! Amo compartilhar meus processos criativos no @molamanda e escrever sobre esse tema na minha newsletter quinzenal. Arte pra mim é fôlego e uma forma viciante de transformar nosso caos em poesia!

* CUPOM DE LEITORA: AMBLOG

Leia MAIS POSTS:

A gente é o que a gente é

O processo de não desistir do nosso sonho é montanha russa. Contém curvas suaves que não desestabilizam nem um marinheiro de primeira voltinha e...

ABERTURA 01.04.23 / Série Tanto

ABERTURA da Série Tanto: 01.04.23 / sábado, 16h na Brava Galeria.   Tanto do que posso ser Tanto pra não mais fazer Tanto para ser visto Tanto...

Tanto

Numa manhã de quarta-feira eu escolho não mais ouvir tanto barulho lá fora. Me pus a escutar o silêncio para perceber, porque isso e não aquilo...

Braba

Do latim valente; humana que vai lá e faz. Não sei o que você sente ao ouvir essa palavra mas eu gosto, de verdade. Talvez por admirar um tanto de...

Varginha porque sim

Esse é um dos meus temas de milhões e já vou dizer logo de cara: sinto que empreender no interior há 11 fez com que meu trabalho tivesse...

a pior aluna em geografia

Rotina e planejamento são temas que despertam muito interesse ao longo da minha caminhada até aqui, que eu chamo de "é só o começo". Mas ainda neste...

Inspiração

Inspiração. Já chamei de sopro dos ventos, de mensagem silenciosa pelas manhãs, de silêncio íntimo pra tentar perceber o que não estou conseguindo...

Artista

A primeira vez que a palavra artista me chamou atenção foi na aula de artesanato que fui matriculada aos 10 anos, da inesquecível Tia Vera. Ela era...

Paris Berlin

Paris Berlin. o nome despretensioso que colocamos na obra da nossa casa para inspirar as referências que ela teria e um pouco da personalidade de...

medo

de chuva forte de avião de tudo que parece não ter os pés no chão de ficar sozinha a noite do escuro daquele corredor disfarço a ponto de quase...

Você pode encomendar a sua obra original nas medidas que deseja e da forma que gostaria, seguindo meu estilo de pintura. Clique e saiba mais!