Fugi pra montanha

por | nov 11, 2020 | Brasil, Escritos, Minas Gerais + Loja AM, Viagem

Fugi pro mato, ou melhor pras montanhas. Este é o tipo de locação natural que mais me acalma e recarrega a minha bateria, e olha que sou fã de uma prainha viu? Mas montanhas….hummm elas sim tem o dom de mudar a minha órbita. Fui para Gonçalves, uma deliciosa cidade em MG na Serra da Mantiqueira que ocupa um lugar especial no meu coração. Esse é um relato sobre essa rolê pitoresco: pra você guardar uma dica preciosa se também estiver buscando um lugar para pausar.

Gonçalves fica à mais ou menos 180 km de Varginha, do ladinho de São bento do Sapucaí perto de Monte Verde também. Em plena Serra da Mantiqueira num templo natural. Joga aí aí no mapa que entenderá! E nessa fase de pandemia em que temos que escolher exatamente onde estamos colocando nossos pés (e mãos), senti a cidade bem cuidadosa e preparada para um turismo consciente. E tranquilo, como o que eu buscava. Zero possibilidade de aglomeração e um centrinho pacato, se for necessário almoçar ou tomar um café num restaurante é possível escolher com tranquilidade.

Eu e o Thales gostamos mesmo é de ficar o mais perto da natureza possível, não faz tanto nosso tipo bater perna em lojinhas quando a gente só quer descansar  – e agora com a “licença pandêmica” temos mais um motivo de buscar lugares em que conseguimos desfrutar dos arredores sem precisar sair tanto. Por isso pesquisei bastante e cheguei em um pousada com um custo benefício excelente que compartilhei lá no meu instagram e fez o maior sucesso. Anota essa dica: Pousada Gonçalves. Ela fica à 9 km da cidade, é “longinho” tá? Trechos de terra e pavimento, com boas subidas e umas chacoalhadas. Mas é uma estrada rural MARAVILHOSA em ótimas condições. É que como sou detalhista não economizo em adjetivos para incrementar a imaginação e te ajudar a entender o rolê, se precisar descer pra cidade levará 25 minutinhos! ; )

O fato é que a própria pousada está em pleno tesouro natural, ela possui diversas trilhas fáceis e acessíveis, bosques maravilhosos, cachoeiras e riachos, lago, um balanço para adulto (rs) e pássaros muuuuitos cantos de pássaros para purificar a mente. Eu juro que ouvir apenas canto de pássaros faz uma limpeza nos meus pensamentos… Pensa num paraíso silencioso e extremamente bem cuidado? São apenas 6 chalés então você estará nesse universo com no máximo outros 5 casais ou pequenas famílias, a sensação é de estar sozinho no paraíso.

Sim, eu só queria silenciar e ouvir o canto dos pássaros. Então aqueles dias foram como um bálsamo e por isso queria muito compartilhar esse achado precioso com outras pessoas que estão buscado um destino desse tipo também. E o que fazer por lá? Tem inúmeras cachoeiras, pedras e trilhas – pra quem ama o rolê na natureza. A Cachoeira 7 Quedas, umas das mais conhecidas por exemplo, é belíssima de contemplar e de caminhar pela trilha também. Sou muito a criatura da contemplação, gosto de lugares que eu possa sentar e ficar admirando também, sem estar sempre em movimento sabe…Também fomos até um mirante, bem na divisa com São Bento, pra ver aquele mar de montanhas diante dos nossos olhos e foi lindo, esse lugar eu ainda não conhecia.

E aí tem o centrinho fofo como toda cidade pequena do Minas (sim vou puxar sardinha mesmo porque eu amo Minas com todas as minhas forças), lojas locais de arte e de comidinhas, como por exemplo o picolé de doce de leite divino da Milk que fica na pracinha da igreja. E tem restaurantes distintos pra todo gosto: a quilo, PF, a la carte… Rola comer uma truta hein? Foi o nosso almoço especial, a gente ama. rs

É o tipo de passeio livre que você vai sem roteiro, sentindo o lugar, que vibe de trip você quer e que lugares fazem sentido conhecer. Dá aquele famoso : abre aspas o que fazer em Gonçalves fecha aspas, enter.  Esse é o melhor jeito de ver coisas sob diferentes lentes e então selecionar aquilo que faz sentido pra você. Mas pode ter certeza, se fizer sentido estar nas montanhas para energizar e descansar, fará a escolha certa de destino. Não há nada como a vibe de uma montanha e Gonçalves é um lugar especial.

Com amor e saudades do mato, Amanda.