1. Passei a levar ainda mais a sério o meu próprio negócio. Sempre fui otimista e a sonhadora, mas como todo empreendedor criativo, muitas vezes me vi cansada e esgotada mentalmente. O fato de empreendermos praticamente sozinhos nos traz a sensação de que estamos contra o fluxo e somos a ovelha negra do rebanho. Me senti assim inúmeras vezes antes de descobrir um MUNDO de outras pessoas que estavam na mesma situação que eu! O Decola provocou um olhar mais “respeitoso” sobre o meu próprio trabalho por dois motivos: primeiro por me convidar a fazer parte de uma comunidade em que as pessoas colaboram e se ajudam e, segundo, por me trazer aprendizados que deram consistência e sustentabilidade ao meu negócio. Trabalhamos duro sim! “Matamos um leão por dia”. Devemos levar a sério o sonho que nos levará longe, ele é nobre.

2. Foco, organização e produtividade. Este é meu mantra diário. O curso me apresentou grandes aliados que somaram no meu processo de trabalho no atelier! Você conhecerá uma série de ferramentas digitais e técnicas práticas que vão te ajudar a se manter mais organizado, reunindo informações que realmente importam, a ter mais foco no momento de criar, não deixar que nada te desconcentre e a produzir mais, com planejamento de metas e ações. Passei a trabalhar de forma mais certeira e extremamente concentrada! Sigo à risca esse mantra no atelier e agora na Loja AM, meu sonho recém-inaugurado.

3. Existe uma pessoa por trás de um negócio criativo e ela está em primeiro lugar. Essa pessoa é você! Portanto, cuide dela mais que tudo neste mundo. Haverá um momento no curso em que a Rafa abordará esse assunto de uma forma muito especial! Eu amo esse momento, pois tenho como prioridade da minha vida cuidar de mim, do meu corpo e mente. Mas não era bem assim que “a banda tocava”! (haha) Antes de vivenciar o Decola eu acreditava que ser workaholic era super natural e demonstrava que o nosso trabalho tinha sucesso e estava crescendo. Pensava também que não ter tempo para mais nada, nem praticar um exercício, era reflexo de um empreendedor comprometido com o trabalho. Agradeço aos céus por ter conhecido, ainda cedo, um outro ponto de vista e ter mudado completamente a rota da minha vida. Hoje a prioridade sou eu, meu bem estar, minha saúde e o meu tempo livre. O meu trabalho ( o que mais amo fazer neste mundo!) está encaixado de forma saudável e sustentável nesse conjunto.

4. Passei a tomar decisões SEMPRE coerentes ao meu Capital Humano. Falei em meu primeiro post que esse é um dos conceitos que mais me tocaram durante o Decola! O CH representa a minha essência e me manter coerente a ele, ao longo da vida, é investir em mim. É também extrair o meu melhor para continuar exercendo o trabalho que amo! Aprender sobre isso me trouxe muita evolução, tanto profissionalmente, quanto emocionalmente. Você pode ter absoluta certeza que quando chegar nesse módulo se lembrará do que leu aqui!

5. Tenho clareza do meu diferencial e dou o meu melhor para colocá-lo no mundo. A meu ver esse tema é poderoso e é um dos assuntos que mais interessam as pessoas que buscam empreender! Qual o nosso diferencial? Como conseguimos usá-lo a nosso favor? De que forma conseguiremos fazer o que muitas pessoas já fazem, mas de uma forma diferente, com a nossa cara? Parece mágica? Acho que não. É possível encontrar uma resposta para essa busca. Como eu sei? Eu a encontrei durante o Decola, ao longo dos seus exercícios práticos, intensos e inesquecíveis! O curso não é apenas teórico, mas também SUPER prático e por isso eu o amo tanto! Ao longo dos exercícios, com muita dedicação, você também encontrará o seu diferencial – o famoso “Ponto Doce”.

6. Aprendi que a entrega de um produto vai além de um objeto. Vender criativamente é provocar experiências inesquecíveis! O Decola me apresentou um novo olhar sobre aquilo que eu já adorava fazer mas ainda não explorava tão a fundo. Me ensinou sobre o poder de encantar, cativar, fidelizar. Sobre como podemos surpreender explorando mais sentidos. Sobre nos fazer lembrado neste mundo onde milhões de coisas incríveis disputam espaço nas telas de computadores, vitrines e feiras. O curso abordará temas preciosos como: identidade, marca, branding, conceito, release, comunicação e marketing. Uma verdadeira imersão no assunto “quero empreender de verdade e encantar muitos corações pelo mundo”!

7. Rotina não é sinônimo de coisa chata. Não para nós que estamos empreendendo o nosso sonho e temos a meta de sermos muito felizes pelo caminho! Como seria se ao longo dele fôssemos escravos do nosso sonho? Temos o dever de montar uma rotina agradável, produtiva e sustentável e esse pensamento também foi uma “herança” do Decola. Vejo tal assunto como um dos mais libertadores, pois crescemos acreditando que rotina é algo fechado e inflexível, que deve nos manter presos e comprometidos ao longo de todo o dia e se replicar – como clones – por toda a semana (haha). Só que a vida não é um clone tão morno assim, nem nosso humor, nem nosso coração, nem nossas vontades! Então, por que não montar uma rotina customizada em que podemos planejar os dias de forma mais flexível e dinâmica? Hoje minha rotina é assim: trabalho pela manhã entre 8 e 12:30h e esse é o meu horário mais produtivo e focado, é nele que coloco em prática as ações do dia todo e faço mágica acontecer. Minhas tardes são mais flexíveis e é quando assessoro minha equipe, cuido do contato com fornecedores e, ao longo da semana, faço pausas para fazer a unha (não abro mão jamais!) e dançar jazz. Todas as minhas noites são reservadas ao crossfit, treino diariamente faça chuva ou faça sol. 🙂

8. Descobri que Sucesso é ter tempo. O Decola me colocou no eixo e digo isso sem medo de ser feliz. Ao longo da minha experiência no curso e com o amadurecimento, muitos conceitos mudaram na minha cabeça! Conceitos que eu conheci ao longo da vida a partir de exemplos que observava desde a escola até meus 20 e poucos. Hoje, com 27 anos, posso dizer que quase todos os modelos de sucesso que eu conhecia não me representam mais. Agora, o “papo é outro”! Graças aos céus e aos conhecimentos que absorvi da minha experiência no curso. Sucesso pra mim é ter TEMPO e SAÚDE para ser feliz. E essas duas preciosidades se perdem quando deixamos o trabalho nos consumir!

9. Crescer com sustentabilidade. Ouvi uma coisa durante o Decola que ficou pra sempre na minha memória: “o quanto você quer crescer? Como se vê daqui 5,10 anos? O seu crescimento pode não ser o mesmo do seu colega, não há um padrão. Será que você deseja ser uma grande empresa com 30 funcionários ou uma equipe com 5 atendendo o seu pequeno nicho lhe basta?” Nesse dia respirei aliviada e entendi onde eu queria chegar no mundo. Meu sonho passou a fazer ainda mais sentido pra mim e o meu estimado sonho de uma equipe pequena ganhou o “respeito” que merecia. Aprendi a crescer com sustentabilidade e será assim até o fim! Hoje minha equipe conta com a Paty, meu braço direito e quem cuida da loja física; minha mãe no financeiro; minha irmã como ajudante operacional e a Lu, à distância como assessora de imprensa. Somos 5 mulheres super-poderosas e essa conquista me orgulha MUITO!

10. Entendi que o caminhar é a etapa mais importante do processo de empreender. E, por isso, precisamos ser felizes pelo caminho! É nesse caminho que aprendemos, erramos e evoluímos. É nele que fazemos conexões, parcerias, contatos promissores. Que nos aventuramos, saímos da zona de conforto, sentimos medo mas não paralisamos. Que guardamos memórias, lembranças inesquecíveis e escrevemos a nossa história. O Decola me ensinou que o caminho é o PRESENTE e só temos o presente em mãos! A transformação está aqui, no agora, ao sabermos fazer escolhas, crescer com nossos erros e nunca desistir de tentar.

Este é o mini doc que conta a história do meu trabalho e “ilustra” muita coisa que partilhei por aqui! <3 (produzido lindamente por Raval Filmes) 

 

O Decolalab é o curso de empreendedorismo criativo da Rafa Cappai e o seu objetivo é ajudar outros sonhadores a “decolarem” suas ideias e projetos e, definitivamente, trabalharem com aquilo que tanto amam. Eu tive a sorte de o conhecer em 2014, fazer parte da primeira turma e sentir na pele a transformação que este curso é capaz de fazer em uma vida. Sim, ele também transformou a minha caminhada empreendedora e entre muitos aprendizados que carrego e aplico até hoje, ficou a incrível sensação de não estar mais sozinha e de ter a certeza de que a hora de empreender (e acreditar!) é AGORA. Hoje sou afiliada e revendedora do curso com MUITO orgulho e o faço há 4 anos consecutivos com paixão e verdade. A minha missão é te mostrar como o Decola mudou a minha vida e como pode mudar a sua também! Talvez ele seja TUDO que você precisa nesse momento e você ainda não o conhece. Eis aqui uma ótima oportunidade, se prepare!

Informação preciosa! Como afiliada, ofereço um BÔNUS mais que especial e ouso dizer, imperdível: ao se inscrever no curso através do meu link de afiliada você ganhará UMA das minhas Oficinas! Oficina de Ilustração, Oficina para Sonhadores ou Oficina de Jardinagem, a que o seu coração escolher. Esse é o nosso amado e esperado COMBO DO AMOR!

* O DECOLA ABRE APENAS UMA TURMA POR ANO E AS INSCRIÇÕES ENCERRAM NA QUARTA-FEIRA, 09.05!

 

Quem escreve?

Amanda Mol

Amanda acredita na beleza das coisas simples e no poder da nossa intuição! Aquarelar, escrever e criar produtos inspiradores é a sua forma de expressar amor.  @molamanda

Stéfany Freu

Imensa por natureza e entusiasta da comunicação sensível, Stéfany é obcecada por contar histórias, conhecer pessoas, explorar o mundo e descobrir autoestima em tudo que cabe.

 @sejaimensa

os mais lidos

lançamentos

Pin It on Pinterest

Share This