Este não é um post desabafo tampouco “pronto falei”. E sim uma conversa séria e importante que senti bastante vontade de escrever nos últimos tempos. Você já parou pra pensar quem está por trás de uma ideia, um projeto ou um perfil de instagram de um trabalho autoral?

Em dias tão corridos como os de hoje, neste boom de informações que estamos vivendo, mal vemos as pessoas. Mal olhamos nos olhos, conversamos face to face, nos interessamos por histórias que não sejam as nossas. O “curtir” tornou-se uma interação mais legítima do que parar e refletir, verdadeiramente, sobre um assunto. Olhaaaamos, e como olhamos. Mas não vemos. Infelizmente estamos atropelando pessoas em função de uma velocidade desenfreada que nos leva a lugar algum.

Há pouco mais de 2 anos comecei a enfrentar meus primeiros plágios, ilustrações sendo apropriadas para outros fins e revendidas em sites de pôsters, impressões em canecas, plaquinhas e por aí vai. Confesso que nas primeiras levei um susto! Ficava me perguntando porque as minhas ilustrações seriam alvo disso e não tantas outras muito mais incríveis mundo afora? Depois percebi que meu pensamento estava sendo egoísta, afinal nem a minha nem a de ninguém. Isso não se faz. Há uma história enorme por trás de cada artista, de cada artesão, de cada designer, de cada fotógrafo, de cada criativo, de cada pessoa que escolheu colocar a mão na massa e criar algo com o coração.

E posso te contar? Essas pessoas não fazem isso para serem plagiadas, pode acreditar. Fazem por amor, por ideologia. Para conquistar admiradores que possam consumir sua arte de forma legítima ou o fazem simplesmente para mudar o dia de alguém, pra melhor. Há uma história GIGANTE atrás de um “simples” .jpeg que friamente recebe um “copy and paste” e depois vai parar no photoshop para ter sua assinatura recortada. Ou nem isso, inclusive, vamos com assinatura mesmo.

E aí eu me pergunto: será que essa pessoa já parou pra conhecer quem está por trás desta ideia, daquele projeto ou perfil de instagram? Se não, deixo aqui o meu convite a pensarem.

Quando minhas ilustrações estão sendo vendidas em outros sites, queria dizer que sim, sempre tomo conhecimento. Quando desenhos ou produtos são copiados friamente, yep, também sou avisada. Quando os letterings em aço começaram a ser plagiados descaradamente, acompanhei deeeesde o início. Quando outro empreendedor criativo julga que sou dona de uma “bula” de criar e acaba se inspirando um pouco além, confundindo admiração e falta de respeito, também tomo conhecimento. Quando algumas pessoas marcam alguém em uma foto dizendo “era assim que estava falando, faz também” (isso é reaaaaal! Rs), acredita que sou eu mesma que leio? Então.

EXISTIMOS. E como existimos! Não somos avatares, robôs ou impressoras 4 cores de alto rendimento. Somos pessoas que escolheram trabalhar com arte autoral e o fazemos com muito suor e dedicação. Passando por cima de tudo que ouvimos durante todos os anos de colégio sobre prestar vestibular para medicina/engenharia/direito. Não era fácil se sentir um peixe fora d’água e não foi fácil tomar a decisão de realmente não seguir o rebanho ao prestar vestibular. Precisou muita coragem e apoio da família! E não é nem um pouco fácil HOJE, criar e criar abundantemente! Produzir algo com as próprias mãos e partilhar com o mundo o nosso melhor, em tempos tão acelerados e em overdose de informação, é exaustivo. Quando tudo já está sendo feito, falado e compartilhado. Não é nem um pouco fácil buscar o silêncio e forças de onde nem sempre temos, para criar INTUITIVAMENTE e acreditar que vai dar certo.

Por isso please, não copie o trabalho de outro artista ou colega empreendedor. Há uma história GIGANTE por trás de cada um de nós e pode acreditar até o fim: não escolhemos empreender criativamente para ser plagiados e sim para ser respeitados.

Não existe uma receita! O que eu faço não segue tendências verão 2068. O mundo está complexo demais para haver bulas de como se fazer algo. Busque essa receita dentro de você, coloque o seu diferencial no mundo. Não o diferencial do seu colega de instagram, isso ele mesmo já tem feito. Qual é o seu? O que você faz de especial e que em essência, representa o que acredita? Se tem uma empresa gigante de corte a laser, não roube arte de artistas anônimos, cuide de gerir uma empresa com afeto e respeito entre seus funcionários e invista em uma curadoria diferenciada para produzir algo só seu. E se você é ilustrador e designer de produto, busque fornecedores parceiros na sua própria cidade e comece a valorizar empresas que estão ao seu redor, não determine “referências” do que fazer e rastros a seguir, atrás de alguém sua luz não se expressará. E você tem potencial, acredite nisso.

Sigo acreditando que as pessoas podem mudar. Que estão abertas à reflexão e que podem ser tocadas por novos formas de pensar. Pessoas legais também podem escorregar e errar pelo caminho, mas estas sim mudam! Quando passamos a olhar e a VER, com sensibilidade, quem está por trás de seus negócios, projeto e ideias, COPIAR deixa de ser uma opção. Nasce o RESPEITO. Há uma mudança definitiva de modo de pensar! Respeitamos e admiramos aquela trajetória, da forma mais legítima possível.

Aí sim entendemos o verdadeiro significado para palavra: INSPIRAR.

verbo


  1. transitivo direto e intransitivo
    introduzir (ger. ar) nos pulmões.“i. ar puro” 

Enchemos nossos pulmões de ar para acreditar em nosso potencial também! Buscamos dentro de nós mesmos o que temos de melhor para colocar no mundo. E aí sim: VOAMOS ALTO!

Com amor, Amanda.

–   –   –   –   –   –   –   –   –   –   –   –

Conheça as Ilustrações, Produtos e Oficinas de pertinho:

loja.amandamol.com.br

cursos.amandamol.com.br – Como leitor do Blog você tem cupom de desconto exclusivo nas Oficinas! Utilize: #blogAM e desfrute de 10% de desconto em sua inscrição!

instagram.com/molamanda – @molamanda

Assine a NEWS aqui embaixo e receba conversas semanais, com novidades e lançamentos quentinhos! Enviamos 1 mensagem por semana com muito carinho. Não somos spam, prometemos! ♡

Quem escreve?

Amanda Mol

Amanda acredita na beleza das coisas simples e no poder da nossa intuição!
Aquarelar, escrever e criar produtos inspiradores é a sua forma de expressar amor.

 @molamanda

Stéfany Freu

Imensa por natureza e entusiasta da comunicação sensível, Stéfany é obcecada por contar histórias, conhecer pessoas, explorar o mundo e descobrir autoestima em tudo que cabe.

 @sejaimensa

os mais lidos

lançamentos

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe este item!

Gostou disso? Espalhe para seus amigos! <3