Sempre tive vontade de contar esta história e os meus reais motivos para ter criado a Oficina para Sonhadores! Para começar preciso voltar um pouquinho lá atrás, desde o surgimento do meu primeiro curso online… Em 2015 tive um grande sonho: criar um curso online de Ilustração no qual eu pudesse compartilhar o meu processo criativo, respeitando cada etapa que acredito ser importante e fazer a diferença no final –  de uma forma leve, lúdica e inspiradora. Sonhei alto, confesso. Eu sabia bem que o Youtube apresentava milhares de conteúdos super legais sobre esse assunto, de vários criativos mundo afora. Fui ousada. Mas, como sonhadora-atrevida que sou, não hesitei, acreditei nessa intuição e segui em frente: produzi a minha primeira Oficina online.

O que eu ainda não sabia é que a Oficina ficaria belíssima! Obviamente era o que eu realmente desejava, mas não imaginava que ela extrapolaria minhas expectativas. Tudo porque o universo insiste em conspirar a favor daqueles que sonham e trabalham duro e então vai abrindo portas e conectando pessoas. Escrevi para Bárbara Magri e Vicente França, dois videomakers admiráveis e apresentei a ideia do projeto! Eles receberam com tanto respeito e carinho que a minha admiração por eles triplicou. Hoje, os meninos são os fundadores da Raval Filmes, uma das produtoras mais incríveis e competentes deste Braséélll, minha gente.

Pois bem. Formamos uma equipe ao gravar o meu primeiro curso online e ela ganhou força. Uma força tão bonita que transbordou energia boa, amor e dedicação. Nunca vi tanta, mas tanta dedicação, a olhos nu, do que quando estávamos gravando juntos! Eles são inacreditáveis e eu dou o melhor que há em mim, sempre. (Além da nossa “mão de obra barata”, Thales, meu barbudo lindo! haha)

 

 

Criar a Oficina de Ilustração, um sonho que um dia pareceu ousado, se tornou a melhor decisão da minha vida. Fez o meu trabalho alcançar muitas pessoas do país e fora dele. Me trouxe respeito, confiança e credibilidade. E o mais importante de tudo: consegui mostrar que desenhar é para todos, sim, senhor! Além de fazer muita gente mergulhar no universo criativo que tanto precisavam. Esse foi o meu maior retorno e o que me fez decidir que essa seria a primeira de muitas outras Oficinas que eu produziria! E, assim, eu segui acreditando e me preparando para gravar os próximos cursos. Então, em 2016 lancei a Oficina de Jardinagem e em 2017, a Oficina para Sonhadores! E este ano, junto com minha última Oficina, veio também o lançamento da minha própria plataforma de cursos, desenvolvida lindamente pela Fábrica 88 – o estúdio de design do Thales. Todos os cursos continuam sendo produzidos pelo Raval e nós seguimos com a sintonia, amor e energia de sempre! É nesse astral que acredito e é como coloco meus sonhos no mundo.

 

 

E agora chegamos ao ponto chave desse post: POR QUE CRIEI A OFICINA PARA SONHADORES?

Quando planejei a data de gravação do meu terceiro curso e comecei a escrevê-lo, vieram temas diferentes na minha cabeça, mas eu vivia um dos momentos mais intensos da minha vida. Eu estava prestes a acreditar que a vida era (realmente!) finita, pois pela primeira vez uma pessoa muito importante para mim estava prestes a se despedir desta dimensão. (“Que loucura a Amanda falando isso tudo agora, em pleno post sobre outro assunto!”) Pode parecer sim. Mas esse foi o start para o meu planejamento mudar de rota. E mudou totalmente! O que seria apenas um curso online de Aquarela, ganhou um novo formato e foi caminhando para outra direção. Percebi que o que eu tanto precisava e gostaria de falar naquele momento era sobre SER FELIZ NO PRESENTE. Gastar nossa vida, energia e tempo fazendo coisas que realmente amamos e trazem significado para nossa vida. Ser sonhador sempre e sentir que sonhar traz leveza e satisfação.

De repente, a minha Oficina de Aquarela foi se transformando em uma Oficina de Sonhadores, na qual eu abriria o meu universo de uma forma delicada e relevante, para inspirar outras pessoas a insistirem “porque sim”. Ela também faria todos perceberem que não tenho nada de diferente de ninguém – sou apenas uma pessoa comum que acredita que devemos ser muito felizes no presente e que não devemos deixar para acreditar em nossos sonhos quando nos restar pouco tempo. E, então, construí o curso seguindo estas etapas:

  1. contei a minha história, como comecei e como foi minha caminhada até 2017.
  2. eu e a Bárbara Magri tivemos a ideia de gravar um bate-papo pessoal nosso sobre criatividade para inspirar os alunos.
  3. expliquei sobre meu processo para criar produtos, qual é o ponto de partida.
  4. apresentei meus principais materiais de ilustração e aquarela e expliquei como funcionam para cada aluno testar e investir no que mais se interessou.
  5. ensinei aquarela de forma simples e acessível a qualquer pessoa em um episódio todo dedicado a este assunto.
  6. ensinei 3 ideias simples de produtos de papelaria para quem gosta de colocar a mão na massa e aprecia design craft.
  7. e, por fim, parti para os episódios de motivação e inspiração: compartilhei a minha “fórmula mágica” para tirar suas ideias do papel, manter um sonhador de pé e não nos deixar desistir, nem desanimar.
  8. encerro esse curso com uma entrevista inédita e exclusiva qua a Bárbara fez comigo com o objetivo de aconchegar o coração dos alunos e mostrar que estamos em sintonia no propósito de sonhar.

 

 

E foi assim, seguindo esse roteiro, que a Oficina para Sonhadores nasceu, dividida em 10 episódios e com uma produção LINDA e ENCANTADORA! É a versão mais atualizada e madura do meu trabalho (no meu Canal você pode assistir vários vídeos curtos da Oficina!). Me senti muito realizada ao ver o resultado: um conteúdo mais que especial criado com o coração, cenas lindíssimas, trilha sonora suave. E claro, para fechar com chave de ouro: plataforma de alunos linda de viver com mais conteúdo exclusivo. Além do vídeo de cada aula, o aluno acessará um painel com sugestão de sons para inspirar suas práticas, textos que escrevi com mais detalhes sobre os temas e um recado afetuoso de motivação. Enfim, sabe aquelas coisas da vida que palavras não descrevem ao certo, apenas a vivência explicaria? É dessa forma que encaro minhas Oficinas: cada pessoa vive a sua preciosa experiência.

Eis aqui a história da Oficina para Sonhadores, como ela surgiu e porque esse nome inesperado e simbólico. Não saberia contá-la de forma diferente, tampouco “vender” um significado incoerente ao que eu realmente acredito e a todo o valor que deixei ali. Talvez minhas palavras nunca expressem o que ela realmente significa na minha trajetória e na caminhada de outros Sonhadores. Gosto das coisas silenciosas da vida, aquelas que sentimos, vivemos e aprendemos sem alarde, sabe? (Sei que sabe bem.) Ou das menos “mastigadas” e óbvias, em que a beleza está no quê tal experiência nos desperta. Esse é o meu real objetivo com meus #CursosInspiradores: despertar um tesouro que já mora aí dentro, confirmar que a sua intuição está certa quando insiste em dar sinais e seguir em frente, sempre acreditando que sonhar é a melhor forma de viver o presente e escrever nossa história.

Faz parte dessa caminhada agradecer aos Céus, por tudo que nos ensina. Nada é pelo simples acaso. Obrigada Céus, sempre.

E obrigada vovó, por me inspirar a escrever essa Oficina também.

 

Este foi o livro que também me inspirou a escrever a Oficina:

“Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sergio Cortella”. (Foto Raval Filmes)

Uma leitura singular! Recomendo, com carinho.

 

–   –   –   –   –   –   –   –   –   –   –   –

Conheça minhas Ilustrações, Produtos e Oficinas de pertinho:

> loja.amandamol.com.br

> cursos.amandamol.com.br – Como leitor do Blog você tem cupom de desconto exclusivo nas Oficinas! Utilize: #blogAM e desfrute de 10% de desconto em sua inscrição!

> instagram.com/molamanda – @molamanda

Assine a NEWS aqui embaixo e receba minhas conversas semanais, com novidades e lançamentos quentinhos! Escrevo 1 mensagem por semana com muito carinho. Não sou spam, prometo! 

 

 

Muito prazer, amanda.

Acredito no poder da nossa intuição e na importância de sonharmos! Admiro o lado simples da vida e como podemos ser felizes aproveitando o bem mais precioso que temos: o agora. Assim como amo desenhar, também gosto de escrever e partilhar palavras e experiências com outras pessoas! Aquarelar, escrever e criar produtos inspiradores é a minha forma de expressar amor! Obrigada por estar aqui.

 @molamanda

Minhas convidadas queridas:

@ursulasfreitas
Comilona profissional, barista e parceira comercial AM em Sampa

@stefanyfreu
Criadora de conteúdo & idealizadora do @sejaimensa

@aliciamadridcr
Humana em florescimento & fundadora do
@dubbantransforma

os mais lidos

#amblog

lançamentos

#produtosinspiradores

Pin It on Pinterest

Share This