O post de hoje não vai tratar de plantio e cuidados com nossas filhas de pétalas. E sim, do nosso primeiro kit jardinagem: ferramentas que nos ajudarão nestes experimentos floridos e que deixarão o momento da jardinagem mais confortável e prazeroso.
Quando comecei eu também não tinha ferramentas de jardinagem, usava objeto velhos da minha casa para “fofar” a terra, podar as plantas, entre outras tarefas…
Aí. ganhei o meu primeiro “incredible kit flower power yeah” e me senti uma jardineira completa! (haha) O processo ficou bem mais prático e organizado. Então agora vou compartilhar as minhas dicas, chega mais!
. Pá grande. Para transportar terra, cavar buracos e te ajudar a cuidar de vasos maiores.
. Garfo grande (aquele objeto de 3 dentes!). Ajuda a “fofar” a terra de vasos maiores, arrancar matinhos/praginhas e misturar a terra deixando-a mais macia.
. Alicate de corte para jardim. Tem a função de podar plantas pequenas e médias, cortar folhas velhas e dar toda a manutenção de corte que uma planta precisa. Para plantas maiores essa ferramenta deve ser mais forte, como um tesourão de poda ou uma tesoura grande convencional. Costumo usar tesoura também!
. Dois utensílios menores: a pazinha e o garfinho. Ambos são os mais usados em vasinhos pequenos! A pazinha vai te ajudar a transportar pouca quantidade de terra, cavar os buracos para plantio em vasinhos e dispor a terra ao seu redor. O garfinho é ideal para arrancar matinhos e praginhas (mas confesso que AMO fazer isso com a mão mesmo!) e amaciar a terra. Uso o garfinho pequeno para mexer na terra de todos os meus vasos, inclusive os grandes, e deixá-la sempre fofinha.
. Barbante ou fio de rami. É ideal para amarrar plantas que precisam ser guiadas para crescer, como trepadeiras por exemplo. Antes eu firmava essas plantas com arame, pois nunca imaginei que isso pudesse fazer mal a elas. Depois aprendi com meu floricultor favorito que os arames aquecem os caules e queimam, matando o caule e logo a planta, pouco a pouco.
. Regador. Tenho 3 regadores: um pequeno e pau pra toda obra, que é o da foto; um bule antigo que transformei em regador, onde a água não sai em forma de chuveiro, ideal para plantas que não gostam de água em sua copa (assunto específico que conversaremos mais, um dia!); e um regador grande para os vasos maiores.
. Adubos. Demorei para entender mas agora já faz parte do meu processo de cuidados! Toda planta precisa ser adubada, são vitaminas necessárias para o seu crescimento e bem estar. Por mais que estejam bonitinhas em seus vasos, acredite, elas ficarão ainda mais felizes se forem adubadas 1x por mês. Só 1x ao mês, tá fácil né? No momento estou experimentando um adubo novo, recomendado pelo meu floricultor de confiança então vou compartilhar a dica com você também. Ó: Fertilizante Mineral Misto para Flores e Folhagens (são dois diferentes!), marca Vitaplan. Contém 30 pastilhas e cada vaso pedirá apenas 1. É só cavar um buraquinho no canto do vaso, colocar a pastilha, cobrir o buraco e logo regar o vaso. A cada rega, a pastilha irá desmanchando e fertilizando a planta!
. Luvas. Podem tanto ser aquelas lindas e estampadas, que vemos por aí, como as descartáveis. Eu prefiro as descartáveis pois me garantem um tato melhor no manuseio!
Comprei esse livro em Inhotim no ano passado e adorei! Ele é dividido em categorias de acordo com cada tipo de jardim, estação do ano, porte das flores… É super amplo! E mesmo nos capítulos que não se aplicam ao nosso perfil de jardinagem, podemos aprender um pouquinho. O seu formato é de passo a passo, com fotos e dicas. Taí mais um incentivo para o nosso hobby! 😉
> Jardinagem Perfeita – PUBLIFOLHA
O papo florido de hoje foi, digamos, técnico! Sabe aquela história de que “nem tudo são flores”? (haha)
Pois é. Precisamos conhecer também o dia-a-dia e os bastidores por trás de um lindo jardim. Nestas dicas simples e descomplicadas, quero ajudar você a montar o seu primeiro kit (se é que você já não tem um lindão por aí também!). O meu é a maleta da Imaginariun. Encontrei no site este aqui também, uma ótima pedida!
Beijos floridos,
Amanda.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Conheça os meus #produtosinspiradores. Enviamos amor para todo Brasil! <3
Assine a NEWS AM e receba meu e-mail exclusivo com o diário da semana: lançamento do produto da vez, o post novo do blog, promos secretas e outras novidades especiais. *escrevo apenas uma mensagem por semana, também não gosto de caixa de e-mails lotada! 😛
Está em busca de inspiração e novas experiências? Vem conhecer minhas OFICINAS online! Será incrível te ver na próxima turma. : )
Ain …. essas dicas só me anima mais para te meu Jardim !!!!
Comecei a pouco tempo e estou empolgada .
No dia dos Namorados ganhei 3 vasinhos com flores lindas.
Meu jardim está crescendo e venho ficando cada vez mais empolgada com as dicas !
Quero minha casa com muitas flores , com jardim lindo lindo .
Estou amando o seu Jardim Amanda , Espero um dia chegar ater um espaço assim só pra mim , no meu cantinho !!!
Parabéns pela pagina , pelos trabalhos e pela atenção .
toda paz , tranquilidade e amo na sua vida !!!
beijos
Olá Thais!
Ah que coisa boa!
Fico muito feliz em saber que as minhas dicas estão te motivando, ainda mais, para cultivar seu próprio jardim!
Vá em frente, viu? <3
Seja muito bem-vinda por aqui!
Vou adorar tê-la por perto.
Beijos!
Estou em busca de um livro, mas folheei esse na livraria no final de semana e ele é bem específico para grandes espaços, gramados e tudo. E como eu tenho um canto da casa com luz, tenho vasinhos por ali só. Então não tenho jardim ou até mesmo uma varanda grande para ter todo tipo de planta.
Tô buscando algo mais “for dummies” que ensina da terra, adubação, hortas em casa, e coisas pequenas assim. 🙁 Mas esse livro é lindo! Quando eu tiver uma varanda ou sacada legal com certeza terei uma bancada para cuidar das várias plantas que terei.
Olá Mari!
Sim! É isso mesmo!
Esse livro trata mais de lugares espaçosos, principalmente varandas.
Como tenho muitos seguidores na mesma situação que a sua, farei posts frequentes pensando nestes casos:
espaços pequenos, apartamentos, casas sem varanda e mini jardins.
Deixa comigo! 😉
Seja bem-vinda por aqui!
Beijos e uma linda semana!
vi que você tem muitas suculentas… você usa esse fertilizante nelas também?
Olá Daniela!
Tenho sim!
Ó, as suculentas são plantas extremamente adaptativas, e eu particularmente não costumo adubá-las.
Pesquisarei com o meu floricultor se há um adubo específico para elas e venho contar pra vocês. 😉
Beijos e até o próximo post!
Além de facilitar o trabalho (diversão) estas ferramentas de jardinagem são muito fofas!