Hoje vim te contar a minha história sobre trabalhar com o que amo. (Escrevi esse post em 2015 e hoje, 2019, repaginado, quero levá-lo a mais e mais Sonhadores mundo afora! O post é grande, mas valerá a pena, prometo) 

Eis aqui um tema muito discutido atualmente que sempre tive vontade de escrever. Viver trabalhando com o que faz o nosso coração bater mais forte, vai muito além de uma frase poética e um pensamento utópico. Trabalho e afeto passaram a caminhar juntinhos e desde alguns poucos (pouquíssimos!) anos para cá se tornou possível viver um caso de amor com as horas mais intensas do dia: aquela que não estamos de pernas para o ar e sim TRABALHANDO. Trabalhar com o que se ama é “matar um leão por dia” e viver a glória de sabermos que fazemos isso por nossos próprios sonhos, por aquilo que vestimos a camisa de verdade. Só nós podemos lutar pelo nosso sonho com tanta bravura e paixão, e a hora é AGORA. Se este assunto também ganha o seu coração puxa uma cadeira, que o papo é pra você.

Recebo e-mails e mensagens pelo instagram, de ilustradores, designers e outros sonhadores pedindo dicas sobre “por onde começar”, “como organizar o trabalho que vem produzindo há tempos”, “como é se sustentar sendo uma ilustradora”, “se é mesmo possível viver de arte”, “se tenho uma equipe ou faço tudo sozinha”, “como começar a vender online”, “qual o caminho que deve seguir para trabalhar com o que ama também”… entre relatos e desabafos muito singulares de pessoas que também estão lutando por seus sonhos!

E percebo que todas elas carregam uma mesma perguntinha. lá no fundo: SERÁ QUE EU TAMBÉM POSSO?

Começo por: SIM! VOCÊ TAMBÉM PODE! Todos nós podemos. Trabalhar com o que amamos deveria ser regra e não exceção. E não poderia, inclusive, ser categorizado nos assuntos “modinhas e questionáveis” e sim como uma reflexão séria e madura, onde nossa FELICIDADE está em jogo. Quer saber quando resolvi apostar as fichas no meu sonho? Quando comecei a ouvir a minha intuição, aquela voz interna e sábia que sempre sabe a que veio. Se você respeita a sua, saberá bem do que estou falando! Gosto tanto desse assunto que até escrevi o post “A tal da intuição“. : )
A minha intuição ou sopro dos vento, como gosto carinhosamente de chamar, “sussurrou” sabiamente que eu poderia desenhar uma vida diferente e fora da rota padrão desde que eu dedicasse todo o AMOR que coubesse em mim e fosse capaz de mudar o dia de alguém. Fosse com uma simples ilustração ou com algum produto que cumprisse determinada função, o meu trabalho deveria conter amor e leveza. Este pensamento se tornou Mantra de Vida desde o primeiro dia que voltei a morar em Varginha (MG), após me cursar Moda no Rio (meu sonho de menina que se tornou real com apoio e confiança dos anjos e incentivadores que a vida me presenteou e adubaram essa sementinha!).

Então aos 21 anos comecei a acreditar, insistir, errar muito e continuar acreditando, todos os dias. Fui moldando um trabalho autoral e original que carregava a minha essência e o que eu desejava compartilhar com o mundo! E durante esse processo de pesquisas e novas descobertas percebi que eu precisava buscar um conhecimento específico no quesito “empreender”, e mais “empreender sozinha”: sem sócio, sem grana, sem financiadores. Eu, este sonho e energia de sobra para trabalhar!

E então durante esse processo de buscar o conhecimento específico descobri a Rafa Cappai e a sua Espaçonave! <3

Conheci a Espaçonave quando eu pensava que já não estava mais seguindo a direção correta com o meu trabalho. Iniciou-se um cansaço muito grande, físico e mental, e eu sentia que as minhas forças de lutar todos os dias, diminuíam com o tempo. Eram ideias demais, para pouco tempo no relógio. E novas tarefas que eu já não sabia administrar. Percebi que só a intuição não me levaria aos lugares que eu desejava. Então, vi que era hora de procurar ajuda com algum curso que falasse a minha língua: me explicasse que “tal de universo era esse que eu vivia” e como eu conseguiria continuar levando adiante essa decisão. E olha que curioso! Quando iniciei essa busca, em 2013, tive extrema dificuldade de encontrar pessoas legais falando do assunto. (não era esse boom como hoje!). E eu, sempre criteriosa e respeitando a minha intuição, cheguei na pessoa CERTA.

Foi aí que me deparei com o nome da Rafa Cappai, navegando pela internet, ao encontrar o seu workshop de “Empreendedorismo Criativo”! Nunca vou me esquecer da sensação DIVINA que senti ao ver que a minha intuição tinha nome e que haviam pessoas especializadas estudando sobre uma realidade que eu pensava que não interessava a ninguém: nós, os pequenos e médios empreendedores criativos. Foram dois dias de aprendizado e imersão em ferramentas que nos ajudariam a liderar este sonho e torná-lo, cada vez mais, um Negócio original e sustentável. Foi o meu primeiro “YEEAAAAAH! Encontrei o que precisava!”

No final deste mesmo ano a Rafa lançou o Decola!Lab e eu fui, de olhos fechados, aprender mais um pouquinho com este curso online que acabara de sair do forno. E foi aí que vivi uma das maiores transformações da minha vida. Sim, da minha vida! Porque o meu trabalho é parte do que sou e uma das melhores partes de mim. Então quando ele vai bem, quase todo o resto também vai. AMAR o nosso ofício, é assim. E saber que existia um curso, redondinho e incrível, pronto para fazer o meu trabalho ser cada dia mais autêntico, sustentável e leve – sem deixar aquela pessoa ali do outro lado (eu!) exausta e sem energia – era tudo que eu precisava. Eu e muitos outros Sonhadores mundo afora que também sabem o quão intenso&transformador é apostar as fichas em uma ideia e viver a montanha russa que é empreender nos dias de hoje! Exige CORAGEM.

e fé, por que não? : )

Fui aluna da primeira turma do Decola e refiz na segunda turma. E sim, ele transformou a minha caminhada empreendedora. 

Mas porque estou contando essa história toda?

Para te fazer acreditar que também é possível com você. Que viver trabalhando com o que se ama, não é apenas para o vizinho. Nem para quem tem sorte, nasceu virado para lua ou em berço de ouro. É para quem decide apostar as fichas, para quem tem garra e coragem de acreditar. Para quem não desanima, mesmo ouvindo muitos comentários contrários, e sabe que mesmo com a oscilação econômica o seu potencial está aí, pulsante e louco para ganhar o mundo. E não estamos sozinhos nessa. Tem muita gente decolando seus sonhos e desenhando uma vida e um trabalho com mais propósito e significado! São centenas de colegas que já “decolaram” comigo, cada um com um trabalho singular, todos dando o seu melhor e priorizando um trabalho com propósito.

O Decola abre pouquíssimas turmas por ano (uma ou duas!) e há 5 anos sou sua afiliada com muito orgulho, ajudando a levar esse curso ao conhecimento de outras pessoas que buscam essa inspiração e conhecimento! E grande parte das pessoas que acompanham o meu trabalho possuem exatamente esse perfil e essa busca. Compartilho com o mundo o que ele me ensinou e como me ajudou em minha trajetória empreendedora, com todo carinho e sinceridade, da única forma que faria sentido pra mim. As inscrições serão abertas oficialmente no dia 30 de abril (terça-feira), mas antes disso acontecer, a Rafa está compartilhando a Expedição de Reconhecimento, o curso introdutório gratuito para você conhecer a sua linguagem e uma pitada do conteúdo que vai rolar nestes meses de imersão. Aproveite essa fase para ter contato com os assuntos abordados, tirar suas dúvidas diretamente com a Rafa e sentir se o curso é o que está buscando neste momento. Esta é a melhor oportunidade e ele sairá do ar logo após a abertura das inscrições!

Desejo, de todo coração, que este post tenha chegado em um momento especial da sua caminhada assim como aconteceu comigo, láá em 2013. Acredito que o nosso sonho merece uma chance e que não haveria momento mais propício do que agora. Ouça a sua intuição e vá em frente. Estamos juntos!

* A Loja AM, meu mais recente graaande sonho realizado | foto Raval Filmes

Com amor, Amanda.

Muito prazer, amanda.

Acredito no poder da nossa intuição e na importância de sonharmos! Admiro o lado simples da vida e como podemos ser felizes aproveitando o bem mais precioso que temos: o agora. Assim como amo desenhar, também gosto de escrever e partilhar palavras e experiências com outras pessoas! Aquarelar, escrever e criar produtos inspiradores é a minha forma de expressar amor! Obrigada por estar aqui.

 @molamanda

Minhas convidadas queridas:

@ursulasfreitas
Comilona profissional, barista e parceira comercial AM em Sampa

@stefanyfreu
Criadora de conteúdo & idealizadora do @sejaimensa

@aliciamadridcr
Humana em florescimento & fundadora do
@dubbantransforma

os mais lidos

#amblog

lançamentos

#produtosinspiradores

Pin It on Pinterest

Share This