Oi, você!
Espero que esteja bem diante das condições possíveis.

Em primeiro lugar, quero te dizer que isso vai passar. Não sabemos quando, é verdade, mas sabemos que vai. E não podemos esperar tudo isso passar de braços cruzados, não é? Fora o pânico, a crise, as mortes, a economia, a política, você já parou pra prestar atenção no tamanho do presente que estamos recebendo? Até as pessoas que estão precisando sair de casa para trabalhar e seguir suas rotinas “normalmente” estão percebendo a diferença. O mundo tá mais quieto. Ao mesmo tempo, a Terra está gritando por socorro. A energia tá diferente. Você consegue sentir? Já olhou para o céu e viu que tem mais pássaros e borboletas voando? Já viu como o seu lar é acolhedor e como reflete a sua imagem e espírito de alguma maneira? Percebeu que seu vizinho tem bom gosto musical (ou não, hehe)? Por mais que você esteja trabalhando de casa, você tem mais tempo nesse momento. Pra tudo isso e muito mais. Não só pra ler as notícias, assistir aos jornais e receber e/ou compartilhar fake news. Mas para pensar na sua vida, nas suas escolhas, nos seus medos, anseios, desejos. Pegue um caderno e escreva sobre eles. Sobre tudo o que sente. É uma terapia gratuita.

Escolha um filme de estilo diferente daqueles que você costuma assistir. Termine de ler aquele livro que passou o ano passado inteiro com o marcador na mesma página.Estude um idioma novo através dos milhares de conteúdos disponíveis no Youtube.Crie uma playlist com as músicas que te trazem sensação de leveza e preenchimento. De amor e cura. De paz e bem. Dance! Faça alongamentos e exercícios. Pesquise aquele assunto que sempre teve curiosidade em entender melhor. Revise seu guarda-roupa, seus acessórios, seus pensamentos, suas relações, seus alimentos. Somos uma sociedade que vive reclamando da falta de tempo e agora ele nos foi dado de bandeja. De forma repentina. Você está aproveitando essa chance? Acenda uma vela, faça suas orações, medite.

Você sabia que a meditação é um estado de consciência? Se você tem dificuldade em sentar numa postura ereta, com as pernas cruzadas, fechar os olhos e “esvaziar” a mente, você pode contemplar a vida em outros momentos. Tem um áudio do Jason Mraz no Youtube que eu AMO! Achei “sem querer” há alguns anos, navegando. Em um trecho ele cita o seguinte: “Você pode ouvir os pássaros cantando? Se sim, você está meditando.” Não é lindo? Vou deixar aqui caso tenha interesse em ouvir por completo (tem opção de legenda em português, se você preferir).

E sabe uma ótima maneira de meditar/contemplar? Preparando o seu próprio café! A gente já conversou um pouco sobre a pureza desse ritual no meu primeiro post aqui nessa coluna. E é um ótimo momento para repetir essa leitura também: veja! O cafezinho é, na vida de muita gente ainda, aquela bebida rápida, só pra acordar, que se toma às pressas porque tá tudo corrido. Porque tá atrasado pra uma reunião ou aula, porque tem que pegar os filhos na escola, porque o trânsito tá louco, porque acordou em cima da hora.

Prepare e beba seu café com calma na alma. Prestando atenção em cada passo. Depois esquentando as mãos com a xícara e o corpo a cada gole. Tome em silêncio, ouvindo uma música, olhando pela janela, com os olhos fechados ou numa leitura. Em momentos como esse, passamos a dar mais valor as coisas simples da vida. Por mais clichê que isso seja. Que tal incluir isso na sua nova rotina, no seu novo comportamento e estilo de vida a partir de agora? Percebe como é uma dádiva termos tempo de chegar a conclusões como essa? Neste post escrevi o passo-a-passo de como preparar um café coados dos sonhos, caso queira aprender mais sobre essa etapa.

Registrei o meu ritualzinho matinal de hoje pra compartilhar aqui com você e vou logo avisando, vai ser muito difícil não sentir vontade de reproduzir por aí:

 

 

Nós temos privilégio de ter uma casa, de ter comida, roupas, tantos bens materiais, internet, um computador ou celular pra ler isso aqui e muito mais. E ainda assim sonhamos. O meu pedido nesse post (e escrevo isso também para mim mesma) é que a gente possa pensar nas pessoas que não tem acesso a nem metade do que temos e que vivem numa situação de calamidade grande parte do tempo. Tem gente que sonha em tomar um banho de chuveiro e escovar os dentes. Enquanto a gente reclama da agonia em estar em casa, tem gente que nem casa tem. E isso é desde muito tempo. Não é só agora. Eu sei que você sabe. Mas é importante mergulharmos nisso juntos. Cada vez que a gente preparar um café, meditar, orar, se exercitar, ouvir uma música ou qualquer outro ritual de conexão, vamos pensar juntos nessas pessoas? Vamos pensar juntos nos profissionais de saúde e em todos os outros tantos profissionais que não estão conseguindo fazer a quarentena em casa? Nas pessoas que viajaram e não conseguiram voltar para suas casas…Vamos juntos permitir que essa turbulência toda nos dê o chacoalhão que merecemos e nos acorde para a vida como deve ser vivida e respeitada?

Eu tô com você. Espero que você esteja comigo. Me conta aqui no @ursulasfreitas como você tá se sentindo nessa fase e se esse texto te ajudou de alguma maneira, tá? Vou adorar saber!

Nos encontramos numa próxima. Espero que como seres humanos mais fortes, mais gratos e mais evoluídos. Sigamos! <3
Com todo o meu amor e afeto,
Ursa.

ÚRSULA FREITAS 
Além de “Soterosergipana”, ariana, comilona e barista, a Ursa é Graduada em Gastronomia e tem MBA em Gestão de Pessoas e Liderança. Sempre buscando sair da zona de conforto, ela foi morar em SP há alguns anos e passou por lugares como Hipokee, Coffee Lab,  Purana.Co e OCabral. Hoje se dedica à projetos pessoais de consultoria, fotografia de comida, escrita afetiva e representação da marca Amanda Mol. Seu coração e suas pernas seguem sonhando em viajar pelo mundo!

____________________________________________________________________

P.S: TAMBÉM AMA CAFÉ? Vem conhecer nosso blend de café especial, o AM Café!

 

 

 

Amanda Mol

Ilustradora, criadora da Loja AM em Varginha (MG) e falante no #PitorescaPodcast, sigo acreditando que o mundo é de quem sonha! Aquarelar, escrever e criar produtos inspiradores é a minha forma de expressar amor. Aqui compartilho andanças pelo mundo, inspirações e sonhos.

mulheres incríveis

#colunistas

Úrsula Freitas | @ursulasfreitas
Cozinheira, barista e sonhadora.

Stéfany Freu | @sejaimensa 
Consultora criativa de alma imensa e pés no chão.

Alícia Madrid | @projetovozdalua
Educadora e idealizadora dos projetos Voz da Lua e Roda de Gaia.

os mais lidos

#amblog

Sobre pausar e viajar

Se tem um assunto que adoro refletir é sobre a importância da pausa. E de tanto pensar sobre isso,...

De onde eu vim

Semana passada estava limpando o álbum do meu celular e vi uma foto que me fez parar e abrir...

Loading

Avenida Dr José Justiniano dos Reis, 2129, Sion | Varginha MG

© Amanda Mol 2020 - Todos os Direitos Reservados Cuidado com carinho por Fábrica 88 | Estúdio de design