Oiee! Como você e esse cafezinho aí do seu lado estão? Hoje a gente vai conversar sobre as categorias do café. Esse papo geralmente serve como um empurrãozinho para melhorar a qualidade do que você consome. Isso é importante para as cadeias produtivas, para você mesmo e para o planeta e você já vai entender o por que! São elas:

Tradicional Esses são os cafés das marcas mais populares, facilmente encontrados em supermercados e já vendidos em pó (por isso também muita gente nem sabe que o café é um fruto). A produção desse café pode englobar as duas espécies: Arábica e Robusta. Ela contém grãos defeituosos, muitas vezes com pedaços de galho que ficam da colheita e até de outros itens, como milho, por exemplo. E a torra vai mais para o nível de uma carbonização mesmo, numa tentativa de esconder os defeitos. Por isso o pó tem um cheiro tão forte e a bebida fica tão amarga. Superior Ainda com grãos defeituosos, mas com uma seleção um pouquinho melhor. Também encontrados em supermercados e lojas. Gourmet Eu peguei uma aversão enorme a essa palavra no meio da Gastronomia. Mas aqui não tenho como evitar porque é realmente uma classificação. Os grãos dessa categoria devem ser 100% Arábica e não podem conter defeitos. Isso já vai resultar numa bebida mais saborosa, mas ainda não é o auge da experiência com a bebida. São encontrados em supermercados maiores, lojas e cafeterias. Especial Agora sim! Esta é a categoria que mais admiro! Cuidado na colheita, no processamento, beneficiamento e torra. Sustentabilidade no processo, certificação de origem (fazenda, região), classificação rígida, complexidade e divulgação dos detalhes técnicos como altitude e variedade.

Os cafés especiais têm uma riqueza imensa em aroma, fragrância e sabor. Além de ser possível avaliar corpo, doçura natural, acidez, como nos vinhos, por exemplo. Estes cafés são encontrados somente em cafeterias especializadas, pois vem de pequenos produtores e é sobre esta categoria que mais vamos conversar nesta coluna. O órgão responsável por avaliar as 3 primeiras categorias é a ABIC e os cafés especiais são avaliados pela BSCA. Vale a pena visitar estes links e conhecer um pouco mais!

Euzinha, em um dia feliz no OCabral Café onde trabalho como barista atualmente! : )

Nos vemos numa próxima. Mas antes, quero te deixar duas tarefinhas de casa, hehe.

A primeira é: você sabe de qual categoria é o café que você consome? E a segunda: qual a sua relação com café?

Eu contei a minha lá no primeiro post e agora gostaria muito de conhecer a sua por aqui também! Te espero. Um beijo, lindo dia e bons cafés! Com afeto, Ursa.

ÚRSULA FREITAS // @ursulasfreitas Além de “Soterosergipana”, ariana, comilona e barista, a Ursa é Graduada em Gastronomia e tem MBA em Gestão de Pessoas e Liderança. Sempre buscando sair da zona de conforto, ela foi morar em SP há quase 2 anos e já passou por lugares como Hipokee, Coffee Lab e Purana.Co. Hoje está como freelancer no OCabral Café e se dedica à projetos pessoais como: fotografia de comida, escrita afetiva, estudo e representação de cafés especiais, curadoria da marca Amanda Mol e economia criativa. Seu coração e suas pernas seguem sonhando em viajar o mundo.

__________________________________________________________________________________________________________ // TAMBÉM AMA CAFÉ? Vem conhecer nosso blend de café especial, o AM Café! // ASSINE A NEWS e receba todos os novos posts por e-mail, além de novidades e cupons de desconto exclusivos.

Amanda Mol

Ilustradora, criadora da Loja AM em Varginha (MG) e falante no #PitorescaPodcast, sigo acreditando que o mundo é de quem sonha! Aquarelar, escrever e criar produtos inspiradores é a minha forma de expressar amor. Aqui compartilho andanças pelo mundo, inspirações e sonhos.

mulheres incríveis

#colunistas

Úrsula Freitas | @ursulasfreitas
Cozinheira, barista e sonhadora.

Stéfany Freu | @sejaimensa 
Consultora criativa de alma imensa e pés no chão.

Alícia Madrid | @projetovozdalua
Educadora e idealizadora dos projetos Voz da Lua e Roda de Gaia.

os mais lidos

#amblog

Sobre pausar e viajar

Se tem um assunto que adoro refletir é sobre a importância da pausa. E de tanto pensar sobre isso,...

Tempo

  Há alguns dias atrás escrevi um poeminha sobre tempo que diz assim: relógio atrevido dá...

Loading

vem pra news

Toda sexta, uma mistura de amor + o que rolou na semana + Pitoresca Podcast