Post inaugural da nossa nova coluna e colunista: Café e Afeto, por Úrsula Freitas. <3

Oiee, tudo bem por aí? Antes de tudo, eu vou sugerir que prepare seu cafezinho pra te acompanhar nesta leitura. E em todas as outras que teremos por aqui. Isso pode virar uma regrinha feliz & bem legal. Vai lá que te espero aqui. No seu tempo. 🙂

Pronto? O primeiro gole fez aquele carinho na alma? Agora sim. Por isso, antes de conversarmos mais especificamente sobre café eu quero trocar uma ideia com você sobre a importância de momentos como este. Onde a gente se faz carinho, se presenteia, se cuida, se ama, se faz companhia. A gente demora a perceber, mas isso faz uma diferença enorme na nossa evolução e nos engrandece de uma forma muito bonita. Ou você já está aí balançando a cabeça positivamente (se chegou até aqui é bem provável que já exercite esse caminho de autocuidado) ou vai fazer isso num momento muito próximo, se começar a prestar mais atenção na sua rotina.

 

Meu desejo é que esse cantinho aqui seja não só pra gente conversar, aprender e trocar ideia sobre o mundo do café, mas para refletirmos mais sobre os nossos mundos também. Sobre o afeto. Sobre como estamos vivendo nossas vidas, criando nossas metas, projetando nossos sonhos, nos relacionando, enfim, existindo. Se você já acompanha este blog, sabe o quanto a Amanda valoriza tudo isso e como ela acredita que, quanto mais falarmos sobre, mais vamos internalizar isso em nós e evoluirmos como pessoas. Então vamos juntos nesse caminho!


Vou te contar uma história: Era uma vez, num reino tão tão distante…brincadeira, rs.

Eu não gostava de café até os meus 20 anos, mais ou menos (pausa dramática). E só depois de conhecer o café especial entendi o porquê e fui grata por não ter começado a beber o café comercial tão cedo. Ufa! Comecei a beber café na época em que trabalhei em escritório, para socializar. Aquele momento passava a ser o mais leve e tranquilo do dia, onde a gente conversava, dava umas boas risadas, esticava as pernas e bebia um café quentinho (e bem doce). Daí, comecei a beber em casa também, na casa de amigos e parentes. Até que, no período do Carnaval de 2017, uma amiga me convidou para uma viagem repentina a Piatã, Chapada Diamantina, Bahia. Onde o namorado dela, sócio de uma cafeteria em Aracaju na época, iria conhecer uma fazenda de produção de café. Não tinha porque recusar. Tinha o desejo de me afastar da folia do Carnaval num lugar mais tranquilo, amo a estrada, iria com duas grandes amigas e a experiência de conhecer a fazenda animava também a minha veia gastronômica.

 


a plantação da café da fazenda


Significou muito mais pra mim, mais do que eu jamais poderia imaginar.
Sou grata por essa viagem até hoje. Lembro que, na estrada, eu já começava um período de introspecção muito forte. De rever conceitos, estilo de vida, escolhas, interesses, sonhos. O plano era conhecer a fazenda e depois ficar o restante dos dias no Vale do Capão. Mas Piatã amarrou a gente de um jeito que acabamos ficando todos os dias lá. Foi encantador. O Renato e a Tainã receberam a gente como se já fôssemos da família. Naquele misto de coração gigante com uma simplicidade de preencher o peito e fazer a gente sorrir que nem gente boba, sabe? Eles são inspiradores! E fizeram da nossa estadia uma das experiências mais lindas, ever! A Tai estava grávida do Benjamin, então a alegria era maior ainda. Os dias em Piatã pareciam durar 48 horas. Dava pra ouvir o silêncio, pra ver as estrelas à noite, pra não olhar o relógio, pra tirar a alface direto da terra e cortar o próprio cacho de bananas, além de colher o próprio café, é claro. Processar, beneficiar, torrar, moer e beber (ainda vamos destrinchar isso). A cada trilha que fazíamos lá, ao final, moíamos o café e preparávamos uma Aeropress (se você não conhece, calma que ainda vamos conversar sobre isso. Fica aqui.) na hora e a cada gole era uma emoção diferente. E um sentimento de gratidão sem fim.

 


no meio da trilha: café passadinho na hora


registro de um dia feliz

O Renato é um homem de 20 e poucos anos que assumiu a Fazenda Vista Alegre do pai, que já queria desistir de tudo. Conversar com ele é o mesmo que tomar uma injeção com um misto de inspiração, vergonha na cara e vontade de arregaçar as mangas. Um cara simples, inteligente, empreendedor, engraçado e humano. A Tai, uma mulher forte, guerreira, carinhosa, de sorriso leve, doce e afinado. Com um senso incrível para a cozinha e uma mãezona. A relação deles é outra coisa linda de se ver. Cheia de respeito, cumplicidade, leveza e boas risadas. Como não amar Piatã? Como não amar histórias, viagens, experiências e café?

Ah, o café! Acabei nem falando muito dele e imagino que a sua xícara já esteja no finalzinho nesse momento. E assim inauguro a nossa coluna, mostrando que há muita história e significado por trás de uma xícara de café e que essa energia aquece corações.
Nos vemos numa próxima, com um café ao lado, claro.

Com afeto,
Ursa.

ÚRSULA FREITAS // @ursulasfreitas
Além de “Soterosergipana”, ariana, comilona e barista, a Ursa é Graduada em Gastronomia e tem MBA em Gestão de Pessoas e Liderança. Sempre buscando sair da zona de conforto, ela foi morar em SP há quase 2 anos e já passou por lugares como Hipokee, Coffee Lab e Purana.Co. Hoje está como freelancer no OCabral Café e se dedica à projetos pessoais como: fotografia de comida, escrita afetiva, estudo e representação de cafés especiais, curadoria da marca Amanda Mol e economia criativa. Seu coração e suas pernas seguem sonhando em viajar o mundo.

__________________________________________________________________________________________________________

 

// TAMBÉM AMA CAFÉ? Vem conhecer nosso blend de café especial, o AM Café!
// ASSINE A NEWS e receba todos os novos posts por e-mail, além de novidades e cupons de desconto exclusivos.

 

 

Muito prazer, amanda.

Acredito no poder da nossa intuição e na importância de sonharmos! Admiro o lado simples da vida e como podemos ser felizes aproveitando o bem mais precioso que temos: o agora. Assim como amo desenhar, também gosto de escrever e partilhar palavras e experiências com outras pessoas! Aquarelar, escrever e criar produtos inspiradores é a minha forma de expressar amor! Obrigada por estar aqui.

 @molamanda

Minhas convidadas queridas:

@ursulasfreitas
Comilona profissional, barista e parceira comercial AM em Sampa

@stefanyfreu
Criadora de conteúdo & idealizadora do @sejaimensa

@aliciamadridcr
Humana em florescimento & fundadora do
@dubbantransforma

os mais lidos

#amblog

lançamentos

#produtosinspiradores

Pin It on Pinterest

Share This

Promo Relâmpago


Use o cupom: desconto10
Exceto para produtos do Outlet